Michel Fonseca | Mídias Sociais

Escrevendo para audaciosamente ir onde nenhum blogueiro jamais esteve. ;)

Sua empresa não é tão sua assim

leave a comment »

Tomar um café no meio do expediente pode representar a pausa essencial para que o restante do dia tenha a fluência ideal. Da mesma forma, o uso de mídias sociais pode ser um divisor de águas para algumas empresas.

Estar presente nas redes sociais é uma forma de atingir a opinião pública. Para uma empresa, portanto, é imprescindível ter e administrar estrategicamente um perfil no Twitter, uma conta no Orkut e um blog, a fim de manter dialogo constante com seus públicos; dizer a coisa certa na hora certa e ouvir a todo momento.

No entanto, uma empresa é muito mais do que uma entidade. Funcionários podem dizer muito sobre uma empresa, e geralmente o fazem. O interessante é que isso parece incomodar alguns gestores.

Em uma pesquisa recente do Instituto Robert Half International, foi constatado que 54% das empresas proíbem que seus funcionários acessem redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn durante o expediente. Entendo que seja uma medida preventiva visando o bom desempenho e dedicação dos mesmos à prestação do serviço pelo qual são pagos. Acontece que, quer você queira, ou não, seus funcionários formarão opiniões a respeito das decisões da empresa. Quer você queira, ou não, eles farão de tudo para compartilhá-las. Quer você queira, ou não, eles acessarão suas redes sociais ao chegarem em casa e, a partir daí, o seu destino estará nas mãos deles.

Esqueça o caráter de celebridade ao qual “formadores de opinião” eram vinculados. Hoje, qualquer um tem nas mãos o poder de manipular grandes massas. Porque hoje é muito fácil ter acesso a canais para  tal. Se você envia convite especial e uma coleção de regalias para formadores de opinião, por que vai tratar seu funcionário com medidas radicais e coibitórias?

Quem não deve, não teme. Não é? Para a sobrevivência de um negócio, tão importante quanto gerenciar recursos materiais é incutir em seus funcionários os valores e as missões da sua empresa. É fazê-lo parte de sua essência além do operacional. Somar isso ao estímulo de sua participação nas redes é uma estratégia inteligente para uso de midias sociais sem que precise existir um novo cargo no seu organograma.

O encarregado pelo Twitter de uma construtora anunciou o lançamento de um grande empreendimento na véspera do evento. A Tecnisa, que tem demonstrado absurda perícia na manipulação dessas mídias, estrategicamente elaborou uma ação de guerrilha que representou um desfalque significativo no evento do concorrente. “Era uma informação estratégica que normalmente não seria divulgada”, declarou o diretor de marketing da Tecnisa, Romeo Busarello.

Assim como o diário eletrônico, hábitat de desabafos e outras baboseiras, a maioria das midias sociais surgiu para satisfação de egos. No entanto, seu uso profissional tem se tornado cada dia mais relevante. E isso não pode nem deve ser ignorado.

Não acho absurdo impedir que funcionários acessem redes sociais durante o expediente, desde que os mesmos estejam plenamente de acordo com essa condição. Caso contrário, a empresa estará gerenciando a construção de uma versão negativa ou não tão positiva de sua imagem na opinião de funcionários, seja dentro de suas mentes ou em forma de bits espalhados por mídias sociais.

Como disse Gilberto Pavoni Junior: da mesma maneira que ocorre com o café, as redes sociais são estimulantes poderosos que contém propriedades que viciam, se consumidas sem controle. Mantenha domínio da representação da sua empresa nesse meio, assim como de quem sustenta sua imagem pelo mundo, pois é deles que pode partir o motivo para um grande tombo.

Anúncios

Written by Michel Fonseca

16/10/2009 às 21:46

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: