Michel Fonseca | Mídias Sociais

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Edge Rank – Desmistificando o rankeamento no Facebook

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Tenho focado bastante em Facebook ultimamente, porque penso que é a bola da vez. É o que tem apresentado melhores resultados tanto nos meus projetos quanto no que tenho visto por aí. No começo, eu tentava entender quais fatores eram responsáveis pelo rankeamento das publicações feitas pelas páginas na timeline dos fãs. Cheguei a pensar que era aleatório, sem nenhuma lógica inteligível. Mas eu estava enganado. Foi quando ouvi falar do Edge Rank.

Edge Rank é algoritmo que determina a relevância das publicações feitas no Facebook. Esse ranking é calculado com base em três fatores: Afinidade/empatia, peso/importância e idade da publicação. O resultado do cálculo se aplica na relação entre um usuário (perfil) e uma página*. Sendo assim, o Edge Rank das publicações de uma página pode ser elevado pra mim, mas ser baixo pra você. Tudo depende do seu grau de intimidade com a página em questão. Quanto mais gente a sua página engajar, maior será o índice geral do Edge Rank de suas publicações e, por conseguinte, mais audiência a sua página terá.

* O Edge Rank também define o rankeamento na relação perfil X perfil, mas não é o foco neste momento. 😉

Um pouco mais sobre os fatores responsáveis pelo Edge Rank:

1. Afinidade/Empatia

Esse fator considera a interação dos usuários com a página (suas publicações). Se o usuário “X” acessa e curte todas as publicações da Página “B”, o Facebook pensa: Pô, esse cara me curte! Vou aparecer sempre na timeline dele. Já o usuário “Y”, que nunca acessa e raramente curte ou comenta as publicações da página, dificilmente receberá, em sua timeline, essas publicações.

2. Peso/Importância

O peso ou importância de uma publicação também é definido pela interação. Fotos, vídeos e mensagens curtas despertam mais interesse do público, atraindo mais “likes” e comentários.

3. Idade da publicação

Publicações mais recentes possuem mais pontos na hora do rankeamento. Se você atualiza a sua página uma vez por semana, por exemplo, dificilmente seus posts serão vistos por mais de 1 ou 2 dias.

 

A dica é planejar as publicações com base nesses três critérios. Investindo em posts de peso, que gerem mais engajamento e publicando-os com bastante frequência e nos momentos certos, o retorno certamente será positivo. Ter conhecimento desses fatores só reforça a importância de planejar antes de executar ações em mídias sociais. Nada acontece por acaso. O sucesso não virá da necessidade ou do desejo, e sim da atuação planejada.

No post “Conteúdo nas mídias sociais – Fan page vazia não para em pé“, eu dei umas dicas que podem ser úteis pra dar um up no Edge Rank de suas páginas.

Webinar – Demystifying Facebook’s EdgeRank Algorithm

Para quem quer saber mais sobre o tema, no dia 28 de fevereiro vai rolar um seminário online promovido pela Wildfire. O título é “Demystifying Facebook’s EdgeRank Algorithm” e abaixo você confere alguns dos temas abordados:

  • What variables control a brand’s EdgeRank score
  • Which content types perform best, by industry vertical
  • How to engage visiting fans once you’ve reached them through the newsfeed
  • Best practices for increasing your EdgeRank score with engagement success

Clique aqui para se inscrever e saber mais detalhes do webinar “Demystifying Facebook’s EdgeRank Algorithm” 

Written by Michel Fonseca

15/02/2012 às 15:50

Publicado em Facebook, Mídias Sociais

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